18 de out. de 2013

Como se Concentrar e Agir

Sabemos que o planejamento é fundamental para o êxito em quaisquer atividades! Entretanto, apesar de nos planejarmos, de nos organizarmos, de estarmos em um ambiente propício à concentração, de termos as informações necessárias, muitas vezes não conseguimos nos concentrar. A vontade de deixar para depois, de fazer tantas outras coisas menos importantes que estão na nossa lista de atividades do dia acabam por nos desconcentrar. Priorizamos o que não é prioridade simplesmente porque não conseguimos nos concentrar nas atividades que precisamos deliberar. Isso acontece com você? Comigo também! Tenhamos calma!



O e-DICA traz algumas dicas que vão te ajudar a perceber e agir nessas circunstâncias. Veja:

  • Não force a barra. Se debruçar sobre o problema ou sobre a atividade que precisa ser executada por horas a fio é perca de tempo. Isso pode inclusive agravar a situação e gerar mais estresse e ansiedade.
  • Tente fragmentar as atividades ou problema que precisa ser resolvido em outros menores. Se você for resolver a situação sozinho estabeleça quais ações você deve fazer primeiro. Agora se você tiver amigos ou equipe que poderá ajudá-lo a resolver a situação, não exite! Estabeleça responsáveis para cada ação e combinem os prazos de execução. Reúnam as informações e os resultados de cada responsável e façam o processo inverso da fase anterior, ou seja, agora os resultados de cada responsável virarão um todo, um documento único.
  • Note que muitas das vezes é muito mais válido tempos curtos com alta produtividade do que longos períodos de tempo com baixíssima produtividade. Aplique a técnica Pomodoro de gerenciamento do tempo! Programe o alarme do seu celular para 10 minutos de concentração. Nesse período de tempo pré-estabelecido se concentre na solução do seu problema ou na execução da atividades que está sob sua responsabilidade. No final do prazo dê uma pausa de 2 minutos. Repita até completar 4 ciclos de 10 minutos e pause de 2 minutos, e, dê uma pausa maior, normalmente em torno de 10 a 20 minutos. Quando se sentir confortável e concentrado aumente o tempo do alarme e das pausas!
  • Utilize a meditação instantânea como ferramenta para preparar o seu cérebro para o momento de concentração que virá a seguir e também para baixar a ansiedade. Disponibilizo um vídeo explicando o passo a passo para meditar! http://www.youtube.com/watch?v=IPrOlrYHsoQ&feature=player_embedded
Essas técnicas são válidas para quaisquer atividades, sejam elas provenientes do meio corporativo, ou para estudar, executar um projeto, desenvolver uma pesquisa ou atividades em casa.
Espero que as dicas sejam úteis! Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Se gostou dê um curtir e deixe seu comentário!